Por AEN
Paraná – O Governo do Estado, através das secretarias da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed), intensifica a campanha de vacinação contra a gripe, realizando ações contínuas nas escolas estaduais do Paraná. Essa iniciativa acontece ao longo de todo o ano, com o objetivo de facilitar o acesso aos imunizantes para estudantes, professores e funcionários, promovendo a proteção contra a doença.
A colaboração entre as secretarias tem se mostrado eficaz e foi reconhecida como uma das melhores práticas do Brasil durante um evento em Brasília promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Anualmente, representantes das duas pastas se reúnem para planejar as atividades de imunização que serão implementadas durante o ano letivo. Em 2025, mais de 4,7 mil ações foram realizadas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), contribuindo para aumentar a cobertura vacinal.
“Estamos comprometidos com a estratégia de levar as vacinas diretamente para as escolas. Esta parceria entre as secretarias visa assegurar que um maior número de pessoas tenha acesso à vacina contra a gripe, especialmente neste período em que a temperatura começa a cair. É fundamental que nossa comunidade escolar esteja protegida e imunizada”, afirmou o secretário da Saúde, César Neves.
A vacinação é organizada por meio de uma comunicação da escola aos responsáveis, que também podem acompanhar o processo de imunização no ambiente escolar. Além disso, tanto os professores quanto os funcionários são incluídos na campanha vacinal.
“As doenças respiratórias são frequentes na população escolar, onde a convivência aumenta o risco de disseminação dos vírus. A escola informa os pais sobre a data e horário da vacinação através de bilhetes. Vacinar é garantir saúde e promover um desenvolvimento adequado”, destacou Roni Miranda, secretário da Educação.
Atualmente, a taxa de vacinação contra a gripe nos grupos prioritários alcança 47,76%, conforme informações do Ministério da Saúde. Até o momento, foram aplicadas 2.294.834 doses da vacina. Dentre os grupos prioritários, que incluem crianças acima de seis meses até menores de seis anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes, foram administradas 1.413.923 doses. A população alvo desse público é estimada em 2.960.260 pessoas.
Ampliação
A partir desta segunda-feira (29), além dos grupos prioritários, o Paraná inicia a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população. Qualquer pessoa acima de seis meses pode se dirigir aos postos de vacinação disponíveis em todos os municípios do Estado para receber sua dose.
Segundo o último Informe Epidemiológico sobre Vírus Respiratórios divulgado pela Sesa em 10 de junho, o Paraná registrou um total de 10.119 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos quais 1.535 foram diagnosticados com influenza.
The post Governo do Paraná reforça campanha de vacinação contra gripe nas escolas estaduais appeared first on P1 News.
