Com as reformas previstas para 2026, compradores devem se preparar para aproveitar oportunidades ainda no primeiro semestre
Os millennials se consolidaram como a geração que mais deseja comprar imóveis. Desde 2024, os adultos nascidos entre 1981 e 1994, chamados de millennials ou geração Y, lideram o ranking do grupo que mais quer comprar imóveis. Segundo o estudo Millennials Reclaim Position as Largest Group of Home Buyers da National Association of Realtors (NAR), a geração na casa dos 30 anos representa 38% do mercado de compra de imóveis, com um aumento substancial em relação aos 28% de 2023.
Em Curitiba, a Construtora Equilíbrio registrou um aumento de clientes da geração millennial. Em 2024, os adultos de 29 a 44 anos representavam 44% dos clientes, e na transição para 2025, 50% dos clientes da construtora são millennials. Coincidentemente, a geração Y vem superando financeiramente as gerações anteriores. Um estudo do U.S. Bureau of Labor e do Federal Reserve divulgado no fim de 2024 revelou que os millennials são a geração mais rica, que mais acumula patrimônio líquido e possui mais ativos do que a geração X (indivíduos entre 45 e 60 anos) e os baby boomers (idades entre 61 e 79 anos).
“O mercado imobiliário tem enfrentado alguns desafios. Dentro deste contexto, o melhor momento para se comprar imóveis é ainda no primeiro semestre”, explica Anna Paula Araujo, diretora de incorporação da Construtora Equilíbrio. A engenheira civil comenta que 2025 surge como um momento estratégico para a aquisição de imóveis, antes que as mudanças tributárias comecem a ser implementadas em 2026 e se estendam até 2033. A reforma tributária vai afetar pessoas que compram imóveis de forma indireta, uma vez que os novos tributos incidem sobre o vendedor, e não sobre o comprador. O impacto pode ser sentido nos preços finais, pois a tributação sobre o vendedor pode ser repassada ao consumidor em determinadas transações.
Enquanto há mecanismos criados para baratear os imóveis populares, os de maior valor podem sofrer um impacto tributário mais elevado. Com a aplicação de alíquotas efetivas de cerca de 15,9% sobre o lucro das operações de venda, os custos para o vendedor podem aumentar, especialmente em imóveis de alto padrão. Isso pode levar a uma elevação nos preços de mercado, afetando diretamente o comprador. Segundo o artigo “Gerações e Comportamentos de Compra”, a geração millennial é marcada pelo imediatismo e por uma maior disposição a assumir riscos em busca de recompensas efetivas. Esse perfi de compradorl, aliado às projeções econômicas, indica que 2025 surge como o ano propício para a geração da casa dos 30 realizarem grandes decisões de compras no setor imobiliário.
“Este é um momento em que os compradores podem aproveitar para procurar condições especiais, com as formas de pagamento que melhor se encaixam no bolso, e uma maior oferta de unidades. E não podemos esquecer que 2025 já começou. Portanto, é essencial se organizar e planejar bem o tempo para aproveitar essas oportunidades. Este será um ano de mercado aquecido, e quem estiver preparado, certamente encontrará excelentes negócios”, finaliza Anna Paula.
A Construtora Equilíbrio conta com empreendimentos localizados em bairros destacados de Curitiba como Ecoville, Jardim Botânico, Alto da Glória e Juvevê, entre outros. A empresa continua a expandir sua presença no mercado imobiliário. Além disso, um novo empreendimento está programado para ser lançado até junho de 2025.
Assessoria de Imprensa 42991061046 [email protected]